Brincadeiras permitem que crianças conheçam o mundo
e façam parte dele
Misturando a imaginação com traços culturais do passado e do presente,
os pequenos põem em cena as brincadeiras. Cada um a seu modo, eles aprendem a
participar de várias situações.
Quem é apanhado no pega-pega é eleito o pegador da vez. E a menina que erra o passo e tropeça na corda vai ter de se casar com um moço loiro, moreno, careca ou cabeludo.
As brincadeiras são o modo que as crianças têm de se manifestar com naturalidade, conforme suas vontades e exigências. E também a maneira de elas entrarem em contato com valores e hábitos sociais antigos e contemporâneos.
Longe de ser uma simples maneira de os pequenos aprenderem as coisas (como acreditam muitos adultos), esse brincar, ora inventado, ora transmitido de geração em geração, permite que eles conheçam o mundo e passem a fazer parte dele.
"As brincadeiras são aprendizagens sociais que pressupõem processos de relações e mediações entre as crianças e entre elas e os educadores", diz Adriana Friedmann, docente do curso de pós-graduação em Educação Lúdica no Instituto Superior de Educação Vera Cruz (Isevec), na capital paulista.
Quando a amarelinha e a ciranda, entre outras atividades, têm espaço garantido na escola, os pequenos ganham a possibilidade de tomar decisões e fazer descobertas emocionais e físicas. Reunidos em grupos, eles podem trocar informações sobre os diversos jeitos que existem para pular corda, por exemplo.
Organizar brincadeiras para a turma requer nada mais que um bom planejamento, com muita pesquisa e uma boa dose de imaginação. Em geral, elas não necessitam de muitos recursos materiais para ocorrer. Os cômodos da casinha do faz de conta podem ser divididos com traços no chão, e muitas atividades - como o esconde-esconde - fazem do corpo o principal objeto.
Junte-se aos pequenos para brincar e, a partir de então, com mais intencionalidade e foco nas vivências que eles vão experimentar.
Quem é apanhado no pega-pega é eleito o pegador da vez. E a menina que erra o passo e tropeça na corda vai ter de se casar com um moço loiro, moreno, careca ou cabeludo.
As brincadeiras são o modo que as crianças têm de se manifestar com naturalidade, conforme suas vontades e exigências. E também a maneira de elas entrarem em contato com valores e hábitos sociais antigos e contemporâneos.
Longe de ser uma simples maneira de os pequenos aprenderem as coisas (como acreditam muitos adultos), esse brincar, ora inventado, ora transmitido de geração em geração, permite que eles conheçam o mundo e passem a fazer parte dele.
"As brincadeiras são aprendizagens sociais que pressupõem processos de relações e mediações entre as crianças e entre elas e os educadores", diz Adriana Friedmann, docente do curso de pós-graduação em Educação Lúdica no Instituto Superior de Educação Vera Cruz (Isevec), na capital paulista.
Quando a amarelinha e a ciranda, entre outras atividades, têm espaço garantido na escola, os pequenos ganham a possibilidade de tomar decisões e fazer descobertas emocionais e físicas. Reunidos em grupos, eles podem trocar informações sobre os diversos jeitos que existem para pular corda, por exemplo.
Organizar brincadeiras para a turma requer nada mais que um bom planejamento, com muita pesquisa e uma boa dose de imaginação. Em geral, elas não necessitam de muitos recursos materiais para ocorrer. Os cômodos da casinha do faz de conta podem ser divididos com traços no chão, e muitas atividades - como o esconde-esconde - fazem do corpo o principal objeto.
Junte-se aos pequenos para brincar e, a partir de então, com mais intencionalidade e foco nas vivências que eles vão experimentar.
Amado professor, o estudar para uma criança não deve ser uma obrigação,
mas uma atividade divertida, e através da ludicidade elas também aprendem.
Abaixo acrescento neste artigo extraído da revista Nova Escola algumas Brincadeiras simples, comum às nossas
crianças e que têm um poder didático:
- Brincadeiras de adivinhações são excelentes
para desenvolver a capacidade de abstração, concatenação e formação de idéias;
- Brincar com água é uma necessidade para todas
as crianças nervosas ou difíceis e altamente benéfica para as crianças em
geral;
- Uma brocha de pintar ou pincel largo e um
balde com água para pintar paredes da casa ou azulejos do banheiro é um
brinquedo que fascina as crianças e desperta nelas o senso de limpeza;
- Os jogos de silêncio e imobilidade são ótimos
como exercícios de controle motor e auto-domínio;
- Os brinquedos cantados são atividades de
grande valor para a idade pré-escolar;
- Brincadeiras ao ar livre devem começar com uma
breve explicação da importância das árvores, animais, amizades, nossa
família, etc. Isso desperta nas crianças amor à natureza e senso de
cooperação.
- Brincar de cuidar das plantas, regar o jardim,
etc, são excelentes meios de despertar a sensibilidade ecológica, ou
respeito à natureza, de todas as faixas etárias.
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