Dinâmicas

               1. Dinâmica: Dinâmica do Amor
                       Objetivo: Moral: Devemos desejar aos outros o que queremos para nós mesmos.
                      Procedimento:
                      Para início de ano Ler o texto ou contar a história do "Coração partido" - Certo homem estava para ganhar o concurso do coração mais bonito. Seu coração era lindo, sem nenhuma ruga, sem nenhum estrago. Até que apareceu um velho e disse que seu coração era o mais bonito pois nele havia. Houve vários comentários do tipo: "Como seu coração é o mais bonito, com tantas marcas?" O bom velhinho, então explicou que por isso mesmo seu coração era lindo. Aquelas marcas representavam sua vivência, as pessoas que ele amou e que o amaram. Fianlmente todos concordaram, o coração do moço, apesar de lisinho, não tinha a experiência do velho." Após contar o texto distribuir um recorte de coração (chamex dobrado ao meio e cortado em forma de coração), revistas, cola e tesoura. Os participantes deverão procurar figuras que poderiam estar dentro do coração de cada um. Fazer a colagem e apresentar ao grupo. Depois cada um vai receber um coração menor e será instruido que dentro dele deverá escrever o que quer para o seu coração. Ou o que quer que seu coração esteja cheio.. O meu coração está cheio de... No final o instrutor deverá conduzir o grupo a trocar os corações, entregar o seu coração a outro. Fazer a troca de cartões com uma música apropriada.


               
               2. Dinâmica: " das diferenças"

               Material: Pedaço de papel em branco, caneta
                     Procedimento:
                     O condutor da dinâmica distribui folhas de papel sulfite em branco e canetas para o grupo. O condutor da dinâmica pede que ao dar um sinal todos desenhem o que ele pedir sem tirar a caneta do papel. Ele pede que iniciem, dando o sinal. Pede que desenhem um rosto com olhos e nariz. Em seguida, pede que desenhem uma boca cheia de dentes. continuem o desenho fazendo um pescoço e um tronco. É importante ressaltar sempre que não se pode tirar o lápis ou caneta do papel. Pede que todos parem de desenhar. Todos mostram seus desenhos. O condutor da dinâmica ressalta que não há nenhum desenho igual ao outro, portanto, todos percebem a mesma situação de diversas maneiras, que somos multifacetados, porém com visões de mundo diferentes, por este motivo devemos respeitar o ponto de vista do outro.



                      3.CAIU EM MIM

                              Objetivo: Esta dinâmica pode ser considerada um exercício de integração, no entanto, é mais adequada para grupos que já se conhecem, objetivando o lazer e a descontração.

Procedimentos:

1.Orientar para que todos fiquem assentados em círculo;

2.Distribuir papeletas e lápis para cada participante;

3.Cada pessoa escreverá na sua papeleta alguma coisa que o vizinho da direita realizasse. Pode ser qualquer coisa: imitar alguém, cantar uma música, imitar um animal, etc;

4.Deverão assinar o nome nas papeletas

5.O facilitador recolhe todas as papeletas;

6.Após recolher as papeletas, dá o mote: “Aquilo que você quiser para si não deve desejar para os outros… Portanto, o que você escreveu na sua papeleta, quem vai executar é você! (niguém pode se recusar a participar)

7.Iniciar por voluntários, até que todos tenham concluído.


                                                  4.  Dinâmica dos defeitos e qualidades

O Objetivo dessa dinâmica é que os alunos percebam que independente do que somos todos temos defeitos e todos temos qualidades, e precisamos saber lidar com elas e respeitar as nossas e as dos demais.

Os participantes irão desenhar em uma folha sua mão esquerda e sua mão direita, dentro de uma mão escreverão seus defeitos e na outra as qualidades, e após será socializado no grande grupo. No final o organizador comentará a respeito, questionando se sentiram dificuldade na hora de escrever, colocando que é mais fácil analisar o outro do que a nós mesmos, ainda que seja para descrever as qualidades.


                           5.Dinâmica para quem você tira o chapéu

Precisa-se de um chapéu com espelho colocado no fundo. O animador escolhe uma pessoa e pergunta se ele tiraria o chapéu para essa pessoa que ele vê e por que, sem dizer o nome da pessoa. O objetivo é estimular a auto-estima. Essa dinâmica pode ser muito emocionante.

6. Dinâmica dos sonhos

Objetivo: Respeitar os sonhos dos outros
O participante deve escrever um sonho num papel e colocá-lo num balão e inflá-lo. Cada um fica com um balão e um palito de dente. O orientador dá a seguinte ordem: defendam seu sonho. A tendência é que estourem o balão do outro. No final o orientador pergunta: Por que destruíram os sonhos dos outros? Defender seus sonhos não significa destruir os sonhos dos outros, basta que cada um fique parado e nenhum sonho se destruirá.


7. Dinâmica da esponja

Pegue uma tigela com água.
Mergulhe a pedra e pergunte se acham que entrou água nela.
(A resposta é não)
Compare-a com aquele que ouve a Palavra, mas não guarda nada no coração.
Mergulhe o giz e faça a mesma pergunta.
(a resposta é sim)
Compare-o com a pessoa que ouve a Palavra mas guarda só para si.
Mergulhe a esponja e repita a pergunta.
(a resposta é sim,mas mostre-se
admirado(a) e diga: Que interessante, vejam só ela absorveu a água, mas molha outros também. (vai passando nos braços das pessoas)
A esponja é como aquelas pessoas que ouvem a Palavra de Deus e compartilham, contam para todos as coisas boas que aprenderam.
Nós devemos ser como a esponja.



8. Nome e sobrenome

A atividade é própria para o primeiro encontro do grupo. Reúna os participantes em círculo e inicie dando o seu nome, seguido de um adjetivo que comece com a letra do seu nome e que de alguma forma descreve a sua pessoa (ex: Fernando Feliz; Bruna Bonita) A pessoa ao lado repete o seu "nome e sobrenome" e acrescenta o dela. A atividade prossegue ao redor do círculo com cada pessoa tentando lembrar o "nome e sobrenome" daquelas que antecederam, para depois acrescentar o seu próprio.



9. Desenho de ouvido

Divida o grupo em times. Duas pessoas de cada time sentam-sem uma de costas pra outra, sendo que uma delas deve ter em mãos um objeto e a outra, lápis e papel. A primeira descreve o objeto, e a outra o desenha dentro de um tempo determinado. Prossiga até que todos tenham participado e que os dois times tenham desenhado os mesmos objetos.No final, uma comissão deve avaliar os resultados.



10. Caça aos versículos

Essa atividade combina diversão com conhecimento bíblico. Divida o grupo em times e entregue a cada um deles uma ou mais sacolas a uma Bíblia. Os times devem reunir objetos que são mencionados na Bíblia, como por exemplo, uma pedra, pão, etc. Ca da ítem deve vir companhado do respectivo versículo bíblico. Vence o time que juntar o maior número de objetos.


11. Coral afinado

Divivda o grupo em times. Cada time escohe  uma pessoa que vai receber um bilhete com o nome de uma música. Imediatamente ela deve começar a desenhar algo que leve as demais a identificarem a música. Não é permitido escrever, falar, fazer sinais. Assim que os integrantes de um time julgarem ter descoberto de que música se trata, devem começar a cantar. O primeiro time que cantar a música ceta é o vencedor.



12. Nada de mentiras

Prepare uma coleção de objetos como bolinha de pingue-pongue, cartões, pedaços de papel e coisas assim. Deve haver o mesmo número de cada objeto. Divida a classe em grupos, e forme um grupo só de líderes; entregue a cada grupo o mesmo número de objetos. Quando o líder gritar um número de objetos de cada grupo corre e põe aquele número de objetos dentro de um balde. Combine com o grupo de líderes para que , uma vez ou outra, coloquem um ou dois objetos a mais do que o número pedido. Não se incomode se as crianças não perceberem o que etá acontecendo.
De vez em quando páre e pregunte aos grupos quantos objetos já colocaram no balde. Os líderes mentem sobre o número depositado, e no fim da brincadeira já não tem mais nenhum objeto em mãos. Enfatize que todos os grupos começara, o jogo com a mesma quantidade de objetos, e que, obviamente, os líderes depositaram no balde mais do que deveriam, e mentiram sobre isso. Dê um presente a todos os participantes, mas líderes não recebem nd porque mentiram.
 
 
Limpos para a missão


Tempo:
Menos de 5 minutos.
Material : Um recipiente com água, folhas de sulfite e tinta guache.
Participantes: Ilimitado

Desenvolvimento: Coloca-se as folhas de sulfites em uma mesa, as folhas devem estar separadas, ou juntas se preferir, mistura-se a tinta ao recipiente com água. O líder pede para os participantes mergulharem as mãos na tinta, e tira-las quando estiver bem suja de tinta. Depois pede-se para os participantes levarem uma folha de sulfite para uma outra mesa (ou qualquer lugar) sem suja-las.

Moral: A Palavra de Deus é pura, o evangelho é limpo e puro, ao levarmos a Palavra de Deus devemos estar consagrados e limpos de pecados
 
 
Qual presente você quer?
 
 
Tempo: depende da quantidade de pessoas.

Material: 1 caixa grande com um embrulho bem bonito e 1 caixa pequena e feia (pode ser embrulho de jornal).

Desenvolvimento: O líder tem que pedir para os participantes escolher uma dessas caixas como presente e dentro da caixa pequena escreva sabedoria  e encha ela de balas e na caixa grande escreva perdição.

Moral: As coisa bonitas nem sempre é  de DEUS, pode ter certeza que nunca o inimigo colocara coisa boas nas nossas vida.
 
 
Criação da Palavra!
 Tempo: 10 minutos.

Material: Uma caixa com letras avulsas e um livro ( bíblia)

Desenvolvimento: Pergunte quem sabe como é que se faz um livro. Então, mostre as letras dentro da caixa e diga:
= Sera que se eu jogar essas letras para cima , elas vão cair e formar palavras? O que vocês acham? vamos ver?
Jogue as letras para cima, mas não deixe que ninguém toque nelas.
=Veja! As letras caíram no chão, mas não formaram nenhuma palavra. Será que para fazer um livro basta jogar as letras em cima de uma folha e elas vão se ajuntar sozinhas, formar as palavras e até frases ? É claro que não!


Moral: E da mesma maneira, a criação de tudo não aconteceu por acaso , as coisas não se formam sozinhas. Alguém as criou. Deus as criou assim como a palavra dELE foi feita para mostrar as suas promessas para nós e você foi criado para levar esta palavra que é viva e poderosa.
 
 
Não podemos seguir sozinhos
 
Tempo: 5 Minutos
Desenvolvimento: Pedir a todos que se apoiem em um pé só, onde deverão dar um pulo pra frente sem colocar o pé no chão, um pulo para direita, e para esquerda, se abaixar e levantar.( Muitos iram desequilibrar e cair).

Moral: Não podemos ser individualistas, e seguir sozinhos. Podemos cair e não conseguir levantar. Para conseguir, basta apoiar no ombro da pessoa que esta ao nosso lado. Assim, iremos caminhar juntos e avançar como corpo de Cristo.
 
 
Tudo que Deus faz é bom!
 
Tempo: 15 a 20 minutos

Material: Papeis e lápis para cada integrante

Desenvolvimento: Destribua papéis e lápis. coloque todos sentados em circulo(no chão ou em cadeiras) e explique que, ao seu comando, devem começar a desenhar uma pessoa. Estipule um tempo por exemplo 30 segundos para que troque de folha com o colega ao lado direito, é importante que cada um coloque seu nome na sua folha para identificar ao final.

1 º faça o desenho de uma cabeça, na sua ordem passe para o amigo á sua direita.
2 º faça o desenho do tronco( ou corpo sem as pernas) e passe ao seu sinal
3 º faça o desenho das pernas. passe ao seu sinal
4 º faça o desenho dos braços. passe ao seu sinal
5 º faça o desenho dos olhos, boca, nariz... passe ao seu colega fazendo os retoques final

OBS: No caso de ter varias pessoas inclua 6 º pedindo pra fazer as roupas etc.
 Ao final peça que cada pegue sua folha a qual está com seu nome e peça que observe e dizer se ficou bom, é importante dizer que cada um deve fazer como se tivesse no lugar de Deus no dia da criação.

Moral: Você começou o desenho e os outros foram completando seu desenho assim como você foi completando os de seus colegas. veja que ninguém fez uma perna de elefante e braços de coelho. Deus criou você diferente dos animais, porque o criou parecido com ELE. Isso quer dizer que você foi criado a imagem de Deus. mesmo que o desenho não tenha ficado muito bom, pode ter certeza que aos olhos de Deus você é lindo e perfeito, porque fomos criados para expressar SUA vida em nós e TUDO que ele faz é bom e perfeito não importa se as pessoas dizem que você não é nada, que não sabe fazer nada etc ( dê outros exemplos conforme a necessidade do grupo) O importante é que tudo que Deus faz é bom e serve para cumprir o SEU proposito!
 
 
Urso de pelucia

Objetivo: mostrar que o outro é importante pra nossa vida

Material: um urso de pelúcia

Desenvolvimento: Forme um círculo com todos e passe o urso de mão em mão, quem estiver com o urso deverá falar o que tem vontade de fazer com ele. Ao final, quando todos falarem, deve-se pedir para que façam o mesmo que fizeram com o urso com a pessoa do lado. É muito engraçado e o gelo é quebrado na hora.