O verdadeiro sentido do natal

O VERDADEIRO SENTIDO DO NATAL


Querido professor, você pode começar perguntando às crianças a respeito de como nos comunicamos nos dias de hoje, como sabemos das notícias, dos mapas que utilizamos para encontrar um lugar, e depois que elas falarem, diga que há muito tempo atrás Deus falou com alguns homens de uma forma muito especial (que foi através da estrela, mas não diga isso a eles por enquanto).


(Comece a história)


Estes são Maria e José (mostre as figuras, se desejar fixe-as no isopor por enquanto).
Eles moravam numa cidade chamada Nazaré.
Maria estava grávida de um menino, este seria o Salvador enviado por Deus, Jesus.

Quando estava perto de dar à luz ao menino, o casal precisou ir para uma cidade chamada Belém, quando chegaram lá, não encontraram lugar para passar a noite, então alguém lhes ofereceu uma estrebaria (apresente a caixa de papelão), e foi naquela noite que nasceu Jesus Cristo (acrescente a figura de Jesus, e pode incluir José e Maria na estrebaria).


Naquele momento uma grande estrela brilhou no céu (mostre a figura da estrela), e alguns homens (mostre as figuras dos homens, e fixe no isopor se desejar), estudiosos da época viram aquela estrela e entenderam que havia nascido um grande rei.


Então eles decidiram seguir esta estrela para chegar até onde estava a criança (movimente a estrela), de repente a estrela parou (fixe a estrela em cima da caixa de papelão que representa a estrebaria) e quando chegaram lá, se alegraram muito, adoraram o rei, e entregaram a Jesus presentes muito especiais como: ouro, incenso e mirra, que eram muito valiosos.


E é por isso que comemoramos o natal, pra lembrarmos o nascimento de Jesus.




(Converse com as crianças a respeito do natal que comemoramos, deixe-as falarem dos “símbolos do natal”, fale a respeito dos presentes que Jesus recebeu, e do presente que nós devemos oferecer a Ele não somente no natal, mas todos os dias, a nossa vida, nossa adoração, e conclua deixando claro que o natal não é papai-noel, presentes, árvore de natal, etc., mas o verdadeiro natal é Jesus Cristo, é por causa dele que existe esta data. A partir daqui é com você professor, isto é apenas uma base, quem realmente desenvolve a história é você, conforme o Espírito Santo te conduzir).






Visuais:


Para os visuais, pode-se montar uma maquete, para isso você vai precisar de:


*Uma caixa de papelão para ser a estrebaria;



*Serragem para colocar dentro da caixa;



*Gravuras dos personagens;



Palito de churrasco para fixar



*Se desejar pode usar também isopor para fixar os personagens.
JOSÉ E MARIA

JESUS

OS REIS MAGOS E A ESTRELA


CAIXA DE ISOPOR (SE DESEJAR)

16 comentários:

  1. GOSTEI MUITO E SERÁ MINHA PRÓXIMA AULA NA EBD.
    UM ABRAÇO

    ResponderExcluir
  2. Deus a abençoe ricamente e continue a lhe dar sabedoria em tudo o que fizer.

    ResponderExcluir
  3. conteudo muito util pra mim e as crianças.

    ResponderExcluir
  4. Muito bem, porém só quero deixar uma correção desta história, que os reis magos não chegaram exatamente no dia que Jesus nasceu e nem quando Jesus estava no estábulo, eles chegaram quando Jesus estava com aproximadamente 2 anos de idade e a estrela parou em cima da casa deles em Belém e não no estábulo. A versão que eles chegaram quando Jesus nasceu é errônea e falada principalmente pelos católicos. 😘

    ResponderExcluir