A verdadeira páscoa


Prepare duas mesas antes dos alunos chegarem. Em uma delas você irá apresentar a falsa páscoa com os ovos, o coelho, chocolates, presentes. Na segunda você apresentará a verdadeira páscoa colocando os símbolos como: pães e vinho representando a ceia, a figura de um cordeiro e principalmente uma cruz.

Comece perguntando para eles qual o significado da páscoa para eles, fale do feriado, passeios e em seguida apresente a primeira mesa, onde tem a falsa  páscoa, explicando o significado de cada símbolo – em anexo.

Após, inicie explicando os símbolos da segunda mesa, dizendo que agora você irá explicar a origem e o significado da verdadeira páscoa, que é bem diferente da que nós comemoramos.

Comece com o pão, a taça e o cordeiro contando a eles de que a páscoa é uma festa muito antiga. O significado da palavra páscoa é passagem, mas por quê? Há muitos anos atrás o povo de Deus era escravo do Egito, mas quando eles conseguiram sair de lá Deus estipulou uma festa pra essa comemoração que é a páscoa, pois eles passaram da escravidão para a liberdade, então na primeira páscoa eles comemoraram com pães, suco de uva, e um cordeiro para cada família. (explique um pouco da páscoa do antigo testamento, falando da primeira páscoa).

 Mas como podemos ver nesta mesa, a páscoa tem outro sentido para nós. Ocorreu uma mudança há mais de dois mil anos atrás.

Apresente a cruz Falando de Jesus como filho de Deus, que foi odiado por muitos por isso, essas pessoas planejaram a morte Dele. Dois dias antes da páscoa Jesus foi cruscificado, porém no dia de páscoa Ele ressuscitou,(desenvolva essa parte) coincidência? Justo no dia de páscoa? Claro que não, Jesus veio trazer a nova páscoa. A primeira foi uma aliança de Deus com Moisés, e teve como símbolo o sangue do cordeiro. Mas a nova aliança veio para substituir a primeira, pois foi feita com o sangue de Jesus. Sendo assim para nós hoje a páscoa significa: da escravidão do pecado para a liberdade em Jesus. Pois foi através do Seu sangue derramado na cruz do calvário que nós temos a liberdade, temos o direito de ter nossos pecados perdoados e de poder chegar mais perto de Deus.

Termine questionando eles, se a primeira mesa tem alguma coisa haver com o verdadeiro significado da páscoa, se as pessoas realmente comemoram a páscoa de forma correta, deixe eles comentarem e diga ás crianças que o verdadeiro sentido da páscoa precisa se tornar verdade na vida deles.

(Lembre-se, essa é apenas uma base, a história é sua, a desenvolva conforme o espírito Santo te guiar)

Para fixar o aprendizado, faça com eles a cruz em origami (dependendo da idade )





ANEXOS



A PÁSCOA E SEUS SÍMBOLOS

O nome páscoa surgiu a partir da palavra hebraica "pessach" ("passagem"), que para os hebreus significava o fim da escravidão e o início da libertação do povo judeu (marcado pela travessia do Mar Vermelho, que se tinha aberto para "abrir passagem" aos filhos de Israel que Moisés ia conduzir para a Terra Prometida).
Ainda hoje a família judaica se reúne para o "Seder", um jantar especial que é feito em família e dura oito dias. Além do jantar há leituras nas sinagogas.
Para os cristãos, a Páscoa é a passagem de Jesus Cristo da morte para a vida: a Ressurreição. A passagem de Deus entre nós e a nossa passagem para Deus.
Em tempos antigos, no hemisfério norte, a celebração da páscoa era marcada com o fim do inverno e o início da primavera. Tempo em que animais e plantas aparecem novamente. Os pastores e camponeses presenteavam-se uns aos outros com ovos.


OVOS DE PÁSCOA

De todos os símbolos, o ovo de páscoa é o mais esperado pelas crianças.

Nas culturas pagãs, o ovo trazia a idéia de começo de vida. Os povos costumavam presentear os amigos com ovos, desejando-lhes boa sorte. Os chineses já costumavam distribuir ovos coloridos entre amigos, na primavera, como referência à renovação da vida.

Existem muitas lendas sobre os ovos. A mais conhecida é a dos persas: eles acreditavam que a terra havia caído de um ovo gigante e, por este motivo, os ovos tornaram-se sagrados.
Os cristãos primitivos do oriente foram os primeiros a dar ovos coloridos na Páscoa simbolizando a ressurreição, o nascimento para uma nova vida. Nos países da Europa costumava-se escrever mensagens e datas nos ovos e doá-los aos amigos. Em outros, como na Alemanha, o costume era presentear as crianças.
Pintar ovos com cores da primavera, para celebrar a páscoa, foi adotado pelos cristãos, nos século XVIII.

A substituição dos ovos cozidos e pintados por ovos de chocolate pode ser justificada pela proibição do consumo de carne animal, por alguns cristãos, no período da quaresma.

A versão mais aceita é a de que o surgimento da indústria do chocolate, em 1830, na Inglaterra fez o consumo de ovos de chocolate aumentar.


COELHO

O coelho é um mamífero roedor que passa boa parte do tempo comendo. Ele tem pêlo bem fofinho e se alimenta de cenouras e vegetais. O coelho precisa mastigar bem os alimentos, para evitar que seus dentes cresçam sem parar.
 O tradição do Coelhinho da Páscoa foi trazido para a América pelos imigrantes alemães, entre o final do século XVII e o início do século XVIII.
No Antigo Egito, o coelho simbolizava o nascimento e a nova vida. Alguns povos da Antigüidade consideravam o coelho como o símbolo da Lua, portanto, é possível que ele tenha se tornado símbolo pascal devido ao fato de a Lua determinar a data da Páscoa. O certo é que os coelhos são notáveis por sua capacidade de reprodução, e geram grandes ninhadas, e a Páscoa marca a ressurreição, vida nova, tanto entre os judeus quanto entre os cristãos.


Por sua grande fecundidade, o coelho tornou-se o símbolo mais popular da Páscoa. É que ele simboliza a Igreja que, pelo poder de cristo, é fecunda em sua missão de propagar a palavra de Deus a todos os povos.


CORDEIRO

O cordeiro é o símbolo mais antigo da Páscoa, é o símbolo da aliança feita entre deus e o povo judeu na páscoa da antiga lei. No Antigo Testamento, a Páscoa era celebrada com os pães ázimos (sem fermento) e com o sacrifício de um cordeiro como recordação do grande feito de Deus em prol de seu povo: a libertação da escravidão do Egito. Assim o povo de Israel celebrava a libertação e a aliança de Deus com seu povo.

Moisés, escolhido por Deus para libertar o povo judeu da escravidão dos faraós, comemorou a passagem para a liberdade, imolando um cordeiro.

Para os cristãos, o cordeiro é o próprio Jesus, Cordeiro de Deus, que foi sacrificado na cruz pelos nossos pecados, e cujo sangue nos redimiu: "morrendo, destruiu nossa morte, e ressuscitando, restituiu-nos a vida". É a nova Aliança de Deus realizada por Seu Filho, agora não só com um povo, mas com todos os povos.


11 comentários:

  1. Muito legal seu post,fui pesquisar como explicar aos meus filhos o verdadeiro significado da páscoa,e achei muito lindo e de fácil explicação. Bjos obrigada

    ResponderExcluir
  2. Muito legal seu post,fui pesquisar como explicar aos meus filhos o verdadeiro significado da páscoa,e achei muito lindo e de fácil explicação. Bjos obrigada

    ResponderExcluir
  3. obrigado, que Deus continue nós abençoando.

    ResponderExcluir
  4. muito legal adorei

    ResponderExcluir
  5. Vanessa, muito obrigada! Atraves da sua capacidade, criatividade, Deus fez de você um instrumento para juntos celebrarmos a pascoa do Senhor. Vou dividir esta reflexão com meus alunos. Feliz Páscoa para você e sua família!!

    ResponderExcluir
  6. Uma benção!!! Bem explicado de todos que pesquisei esse é o mais fiel às escrituras e consegue esclarecer bem a tradição paga e o verdadeiro sentido pascal!!!!

    ResponderExcluir
  7. Muito bom! Muito bem explicadinho!!!

    ResponderExcluir
  8. Muito bom está lição vou usar com minha criança .

    ResponderExcluir