segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

TEMPO PARA NADA

Texto de Veri Pomárico, diretora de redação do jornal Vista C&A, da Trip Editora.

Quando eu era criança as férias de verão duravam três meses. E depois ainda tínhamos um mês inteirinho em Julho. Nada era muito programado e as férias eram sinônimo de brincadeiras de rua com os amigos, andar de bicicleta , ficar na casa dos avós ou então viajar para a praia. Me lembro também de passar dias inteiros só meu irmão e eu. Inventando alguma diversão, assistindo à Sessão da tarde, meio sem fazer nada. Hojw, nós pais, ficamos ansiosos nessa época do ano e programamos passeios, viajens, e tudo o que possa preencher o tempo dos filhos. Aí me pergunto : será que isso é mesmo necessário? Ah, mas eles ficam entediados dentro de casa, me dirão alguns. Será mesmo? Talvez as nossas crianças hoje estejam precisando de um tempo para aprenderem a brincar sozinhas, a inventar a própria diversão, coisa que as outras gerações sempre fizeram muito bem.


Amados, quando li este artigo, lembrei de como era minha infância, brincávamos na rua de correr , jogar bola, enfim, nada de ficar trancada dentro de casa nas férias, e como disse a autora, inventava as minhas brincadeiras. Hoje as crianças não precisam mais usar a criatividade, não precisam mais pensar, os pais já programam tudo, não estou dizendo que planejamento não é bom, os pais precisam saber o que seus filhos estão fazendo, mas não podemos desde já infiltrar nossos pequenos em nossa vida corrida, com horário para tudo, eles precisam viver a infância sem a correria do dia-a-dia, precisam ser crianças.



Nenhum comentário:

Postar um comentário