FAIXA ETÁRIA | FÍSICAS | MENTAIS | SOCIAIS | ESPIRITUAIS | SUGESTÕES DE ENSINO |
4-5 Idade das perguntas | Brincalhões Ativo, parece estar em atividade constante, mas cansa-se facilmente | Inquiridores Idade dos “por quês”, têm boa imaginação, período de atenção cerca de 5 minutos | Egocênctricos Gostam de jogos, apesar de egocêntricos estão aprendendo a compartilhar e esperar a vez, gostam de agradar | Confiantes Fáceis de guiar, compreendem que a desobediência é pecado, podem crer em Cristo e aceitar como Salvador | *use cânticos de ação, *oportunidade para tocar as coisas; Mude com freqüências as atividades; *use visuais simples; *jogos em grupo;* *Dê respostas simples às perguntas; *ensine sobre Deus como pai |
6-8 Idade da ação | Ativos Gostam de correr, pular, mas cansam-se facilmente, sujeitos a doenças da infância, atividades variadas, quer ajudar mas precisa aprender como | Observadores Aprendendo a ler, querem aprender e aprendem rápido, muito literais, memorizam mais facilmente palavras | Brincadeiras em grupo Gostam de crianças da mesma idade, têm um amigo especial, gostam de animais, gostam de fazer de conta | Perceptivos Discernem entre certo e errado, confiam nas pessoas, gostam de histórias de ação, podem aprender a orar e viver para Deus | *Atividades que permitam movimento; *Programa de 10 a 15 min. *trabalho de memória; Use histórias de outras crianças para desafiá-las; *Ensine-os a encontrar livros da Bíblia; *Apresente a Bíblia como verdadeira e confiável |
FAIXA ETÁRIA | FÍSICAS | MENTAIS | SOCIAIS | ESPIRITUAIS | SUGESTÕES DE ENSINO |
9 - 11 Idade da energia | Itinerantes Período mais saudável da vida gosta de passear, ativos, gostam de passatempos, atividades ao ar livre, aumentando a independência | Investigadores Prontos para aprender, memória excelente, colecionam coisas, gostam de piadas, truques, criativos | Espírito de grupo Gostam de ser reconhecidos pelo grupo, competição, são leais, adoram heróis, comparam-se com outros | Adoradores Reagem ao ensino, podem entender verdades doutrinárias, interessam-se pelas pessoas, podem ser boas testemunhas | *Ensine-os a procurar soluções na Bíblia; * projetos desafiadores e jogos bíblicos; *Competições amistosas; *Leve-os a Cristo; *Incentive-os a fazer devocionais pessoais |
12-14 Idade da transformação | Em mudança Crescendo depressa e irregularmente, desajeitados. As meninas amadurecem antes dos meninos. Têm explosões de energia, seguidas de fadiga | Críticos Aprendendo a ler, querem aprender e aprendem rápido, muito literais, memorizam mais facilmente palavras | Companheirismo Querem sentir-se aceitos, influenciados pelos amigos, começas a atrair-se pelo sexo oposto, observam os jovens mais velhos | Conversão mais difícil Perguntam por que, onde, como. Sinceros em querer saber sobre Deus, precisam de orientação, e envolver-se em atividades na igreja | *Ajude a construir uma auto-imagem positiva; *Descubra coisas que eles podem fazer bem; *Atividades em conjunto; *Incorpore interesses deles no programa; *Estimule a necessidade de um relacionamento pessoal com o Senhor; *Seja exemplo |
Nenhum comentário:
Postar um comentário